domingo, 6 de maio de 2012


É engraçado como eu escuto uma coisa na aula (gravo a entonação e a firmeza da opinião de quem fala) e depois fico repercutindo na mente, montando contraposições, discordâncias e argumentos próprios em debates-monólogos durante semanas!

Quinta-feira, aula de português I.

"o artista é diferente, tem muitas dores, tem que sofrer bastante pra fazer arte"

Tá, então quer dizer que o artista é tipo um super-heroi, que é escolhido por uma aranha radioativa com um veneno mágico?

Já pararam pra ver o fato pré-lapidação artística?
Tirem as minúcias, os detalhes, tirem as palavras preferidas pelo autor, tirem a cor meio subjetiva meio intuitiva. Fica a cena nua, semelhante aos olhos de humanos quaisquer.
Antes da expressão, é meio igual: é um punhado de átomos, movendo, seja no corpo, seja no espaço.
Os sentidos são estimulados quase da mesma forma (não é à toa que somos enquadrados no grupinho dos Homo sapiens sapiens): o que torna único é como eu desabrocho e mostro por aí o que corre no meu interior.

Ter muitas dores? Ter que sofrer bastante?

E o exagero? 
E a escolha dos tons, dos fonemas, das linhas? 
E a empatia?
E a inspiração?

Eu, hein..

4 comentários:

  1. Que lindo texto Iv! :)

    Pra mim, ser artista é externar sentimentos. E quem é que não sente e nem demonstra de uma forma ou de outra, né?
    Acho que no final, todo mundo tem um pouco de artista (mesmo que eu me considere e sempre irei me considerar uma mera amadora).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente sui.. a arte mesmo é a expressão; o resto é o que falam dela.. auhahu

      e você é a minha amiga mais artista que existe! deixe de mimimi! ;*

      Excluir
  2. nesse pequeno texto eu consigo imaginar como o mundo artístico deve ser complexo =o
    também sou de fazer "debates-monólogos", quase um exercício mental ^^
    beijão Gby!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oww, é não Luiz, é porque as pessoas complicam! HUAHUAUHA

      thinkers.. é nois! :)

      Excluir