domingo, 6 de maio de 2012


"O hemisfério direito (do cérebro) — o sonhador, o artífice, o artista — sente-se perdido em nosso sistema educacional e pouco aprende. Talvez encontremos, aqui e ali, algumas aulas de arte, de artesanato, algo chamado de "redação criativa" e talvez alguns cursos de música; mas provavelmente não encontraremos cursos de imaginação, de visualização, de aptidões perceptivas ou espaciais, de criatividade como matéria à parte, de intuição, de inventividade. No entanto, estas são aptidões às quais os educadores dão valor; aparentemente, esperam que os alunos desenvolvam sua imaginação, percepção e intuição como conseqüência natural do ensino de matérias verbais e analíticas"

e assim nasce a velha máxima do "ai, eu não tenho talento, eu não tenho dom, não nasci com isso"
simplesmente não há espaço

Lembrou a palestra TED "school kills creativity"
http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html

4 comentários:

  1. além de tudo isso ser verdade, eu particularmente não acredito na história de "desculpa ivna mas imaginação e criatividade são habilidades de poucos" e sim acredito que "todos tem sonhos particulares -> logo todos conseguem imaginar -> de imaginação vem idéias e criações", é realmente algo que deve ser trabalhado e muito ^_^

    muito bem falado purple, quem sabe um dia isso seja valorizado ao máximo nas nossas escolas públicas (incluo até nas particulares) brasileiras \o/
    Luiz F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ps:se vc achar que o que eu falei aqui, pelo menos fica a idéia de "quem entra na escola como pessoa tem que sair como pessoa, e não como robô" xD
      até + :D!

      Excluir
    2. Éééé! Pessoal acha que criatividade é mágica; dom.. eu digo que é sair do mainstream e da lavagem cerebral nossa de cada dia..

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir